A história da fotografia aérea é interessante. A fotografia aérea existe há muito tempo, mas a tecnologia usada para capturar fotos aéreas mudou muito ao longo dos anos. Já não se trata apenas de fotografar de aviões e helicópteros. Os drones agora são usados para tirar fotos e vídeos de cima com imagens de alta qualidade que não podem ser capturadas do nível do solo.
A fotografia com drone envolve a captura de fotos ou vídeos por um VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado) autônomo ou controlado por uma pessoa que o opera manualmente via controle remoto. A fotografia comercial com drones desempenha um papel em uma ampla gama de setores, incluindo imóveis, agricultura, filmes, publicidade e muito mais.
A fotografia aérea é única em sua capacidade de capturar imagens que de outra forma não seriam possíveis de ver do nível do solo. Tendo se tornado uma ferramenta cada vez mais popular no arsenal de marketing de diversos tipos de negócios, aqueles que optaram por utilizar essa tecnologia conquistaram uma enorme vantagem sobre seus concorrentes. Em vez de simplesmente usar a fotografia tradicional para mostrar produtos ou projetos, a captura de imagens dessa perspectiva criativa pode ser usada para impressionar clientes em potencial e também impressionar potenciais investidores. No mundo da propriedade e do setor imobiliário, isso provou ser muito eficaz ao segmentar nichos de mercado, como compradores de propriedades à beira-mar, casas de luxo etc.
Operando a uma fração do custo de aeronaves tripuladas e eliminando enormes custos de combustível, o uso de drones permitiu que muitas empresas e projetos onde a fotografia aérea antes fosse de custo proibitivo acessassem os benefícios que ela pode oferecer.